Twitter Facebook Favorites More

23/06/2011

Ampliação P&B

Hoje vou falar um pouco sobre ampliações em P&B, o básico...se eu tiver um retorno posso montar um passo a passo.

Aqui está meu primeiro contato.




O primeiro passo para quem pretende conhecer
a fundo o procedimento em um laboratório
P&B é produzir uma prova contato. Saiba aqui
o que é, para que serve e como fazer uma

Depois de revelar e secar o filme, chega finalmente a hora de transformar as imagens no negativo em papel e ver o resultado do seu trabalho. Este processo, o de ampliação das fotos, embora possa parecer simples e rápido, exige muito cuidado, paciência e tempo suficiente para que a melhor imagem seja conseguida.
Antes de começar o processo, porém, um passo importante anterior à ampliação das fotos, tão esperadas, deve ser dado: a produção de um contato, ou cópia por contato como também é conhecido. Apesar de não ser obrigatório, este procedimento pode ser gratificante na hora de encontrar mais facilmente uma foto que você procura, sem ter de ficar olhando negativo por negativo; e também, para melhor avaliar a exposição das fotos uma vez que, através do negativo, esta tarefa pode ser bem complicada, até mesmo para os fotógrafos mais experientes.

Fazer um contato é muito fácil. Basta colocar as faixas de negativos em contato direto com uma folha de papel fotográfico, prensá-las com uma placa de vidro para que fiquem retas e firmes e fazer uma exposição com a própria luz do ampliador. Depois disso, o papel deve ser revelado, interrompido, fixado, lavado e secado até que... está pronto o seu contato fotográfico.

0 comentários:

Postar um comentário